Ben Affleck: Qualquer um pode ser o Batman




Depois de meses de expectativa e muitos rumores, o ator Ben Affleck foi escolhido para viver o novo Batman no cinema. Ele interpretará Bruce Wayne na sequência de O Homem de Aço, filme que colocará o Cavaleiro das Trevas contra o Superman. Segundo o estúdio, esta será uma "encarnação completamente nova do personagem", onde o filme deve apresentar um Homem-Morcego mais velho.

O bom relacionamento de Affleck com a Warner Bros.  lhe rendeu um Oscar de melhor filme com Argo, em que atuou e dirigiu, uma cotação para dirigir A Liga da Justiça, e, agora o papel do (hoje) principal herói da DC Comics no cinema.

Essa não é a primeira vez em que o ator interpreta um super-herói nas telonas. Em 2003, foi o responsável por dar a vida a Matt Murdock, ou melhor dizendo, o Demolidor, dirigido por Mark Steven Johnson. O filme foi um verdadeiro fiasco e Ben passou a ser odiado pela elgião de fãs da Marvel. Hoje,  podemos dizer é que ele pulou o muro, e, depois de dez anos, passou a também ser o mais odiado pelos fãs da DC. É justo?
É fato que Affleck foi lástimavel em Demolidor, porém, o filme não dependeu apenas de sua atuação. Tudo naquele projeto foi ruim. A pressa para pegar carona com o sucesso de O Homem Aranha foi o pontapé inicial para que tudo fosse por água abaixo. O filme é mal dirigido e mal roteirizado. Se pararmos para pensar, Ben apenas serviu como linha de frente para aguentar o bombardeio das críticas, a prova disso é o filme seguinte ao projeto. Elektra foi muito pior, e Jennifer Garner fez um papel tão ruim quanto o interprete de Matt Murdock. Porém, como a lambança já tinha sido feita anteriormente, o longa foi duramente criticado e rapidamente caiu no esquecimento (melhor assim, né?).
Se podemos citar algo positivo em Demolidor, é que o filme ajudou a abrir as portas para o genero de super heróis por parte da Marvel, que, ao longo do tempo foi amadurecendo até chegar no sucesso atual.
Voltando ao passado, percebemos que nem tudo são flores para os fãs no sentido de escolha de atores. Me lembro muito bem que Robert Downey Jr. foi execrado pelos fãs ao ser escolhido para viver Tony Stark. Downey Jr. tinha uma moral muito baixa e carregava a fama de ator-problema. Vamos lembrar também que muitos torceram o nariz por Chris Evans interpretar o Capitão América, e hoje ninguém lembra que ele já foi o Tocha Humana em Quarteto Fantástico. Mas o exemplo maior está no herói em questão:  Vocês se lembram de algum filme notável de Christian Bale antes de Batman Begins? Pois é, Bale não era unanimidade ao ser o responsável por recomeçar a saga do Homem-Morcego  e fez poucos papéis notáveis antes de 2005. Reino de Fogo é o único que me vem à cabeça nesse momento, que por sinal é fraco.
Já no presente, vamos analisar friamente. Quais eram as opções para o papel de Bruce Wayne? Josh Brolin (Caça aos Gângsteres), Ryan Gosling (O Lugar Onde Tudo Termina), Richard Armitage (O Hobbit), Matthew Goode (Watchmen), Max Martini (Círculo de Fogo) e Joe Manganiello (Magic Mike). Na minha opinião, nenhum desses agradam. Josh Brolin é um ótimo ator, mas não faz o tipo Bruce Wayne.
Ben Affleck amadureceu, deixou de ser aquele ator fraco de dez anos atrás, fez ótimo papel em Argo e passou de mico de Hollywood  para um diretor respeitado, o que pode contribuir muito no roteiro de Superman x Batman, onde com certeza terá liberdade criativa no enredo. Zack Snyder é o responsável pela direção e Nolan ainda está na produção. Zack sabe muito bem trabalhar atores, principalmente em cenas onde o físico é requisitado e com certeza a escolha não foi às escuras. Nolan tem olhar cirurgico na escalação de atores, Heath Ledger  é o maior exemplo disso (Aliás, outro muito criticado quando cotado para fazer o Coringa). No entanto, não podemos nos esquecer que o protagonista do filme é o Superman, e Henry Cavill, apesar de ter feito um bom trabalho, ainda não se consolidou na pele de Clark Kent.
Se a escolha foi acertada ou não, é fato que os idealizadores do projeto tem um plano ousado para Ben Affleck, que pode acrescentar muito no longa. A DC erra muito em seus filmes, mas quando acerta, beiram o memorável. Muitos foram injustos com o ator e se surpreenderam em Argo, não vamos cometer o mesmo erro novamente. É dificil, eu sei, mas acho justo dar uma chance ao moço. Aliás, como dito na trilogia anterior: “Qualquer um pode ser o Batman”...Menos o Ryan Reynolds.
Texto publicado originalmente dia 23/08/2013. O Ryan Reynolds ainda era um ator mediano (e ainda é).

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares